Teste Anuncio Buga

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O "Método Buzzinaro" de congelar papinhas.

(Quer ver a lista de posts sobre alimentação e sugestões de papinhas? Clique aqui)

Há muita discussão em torno do tema "congelamento de papinhas". Discutem se prejudica o bebê ou não, se o alimento mantém as características nutricionais, se há risco de contaminação, e até se a mulher que congela a papinha ainda pode ser considerada uma boa mãe no círculo das humanizadoras radicais, que pra mim é o pior tipo de mãe xiita.
Eu acredito que cada uma de nós deve adaptar as coisas de acordo com a sua vida com seu filho e a sua organização doméstica. Só não vale bancar a "prática" e ensinar o filho a comer somente com as papinhas da Nestlé, certo?! O filho precisa aprender a comer e a mãe a prover a alimentação mais saudável e variada possível. Essa educação servirá pelo resto da vida, mesmo quando seu filho for apresentado ao Mc Donald's.
O que eu defendo mesmo é que mãe esgotada física e/ou emocionalmente é que de fato prejudica o andamento das coisas. Então, se congelar as papinha vai facilitar um pouco sua vida, vou ensinar só um jeito meio diferente.

ALGUMAS REGRINHAS BÁSICAS:

  • Não há problema em se congelar as papinhas, desde que os ingredientes sejam frescos, os recipientes limpos e o freezer estável.
  • Congele os alimentos em pequenas porções. Eu congelo para duas refeições. 
  • Se possível, tenha pequenos recipientes exclusivos para a comida do bebê;
  • Sempre esperar o conteúdo esfriar totalmente antes de colocar no freezer. 
  • Os alimentos congelados devem ser consumidos em no máximo 30 dias a partir do preparo.
  • Use etiquetas (eu usei fita crepe, mais fácil de tirar) para identificar composição e data.
  • O descongelamento deve ser feito em geladeira. Eu faço isso na véspera: coloco o potinho na geladeira antes de dormir e na hora do almoço já está descongelado.
  • Use qualquer pote plástico pequeno adequado para freezer. Para aquecer em forno de microondas, transfira o alimento para um recipiente de vidro.
Eu estou em casa com o Vinny, sem babá. Tenho uma diarista duas vezes por semana que vem para garantir o fim do caos doméstico. A avó mais próxima mora a 1000 km de distância. Sem condições de cozinhar todo dia!!
Mas... como gosto de cozinha e queria variar preparações e temperos, inventei um método de congelamento alternativo. 

Durante a introdução dos alimentos, para variar a dieta, ao invés de congelar papinhas prontas, iniciei congelando os ingredientes pré cozidos. 
Ao invés de cozinhar no vapor os ingredientes para uma refeição, cozinhava para umas cinco: a que ia servir e mais quatro. Tipo duas cenouras de uma vez. Então amassava tudo e dividia em potinhos, deixando espaço para outros ingredientes e congelava.

Foto 1: passando a cenoura cozida no amassador.


Foto 2: Porções de cenoura com espaço para outros ingredientes.

Nesse dia e no anterior a comida do Vinny foi cenoura, azeite e sal. No dia seguinte, introduzi a beterraba. Dessa vez cozinhei menos, mas ainda sobrou um pouco. Deixei gelar na geladeira e quando estava gelado, resgatei os potinhos e coloquei um pouquinho de beterraba em cada um.

Foto 3: Porções de cenoura com beterraba (são de outro dia, em que cozinhei os dois, mas servem como ilustração)

Quando naquela semana cozinhei batata, abóbora e mandioquinha (batata baroa), preenchi o espaço restante, variando o terceiro componente.
Dessa forma, fica mais fácil cozinhar, não é preciso lavar, descascar e cozinhar tudo todos os dias. Quando fui introduzir outros alimentos, descongelava um desses potinhos com os alimentos já introduzidos, misturava com o novo, terminava de cozinhar, temperava e servia.
Assim, é possível variar sabores, temperos e consistência sem ter que partir do zero todo dia.

Observações: o que ensinei acima não é regra, nem o único modo possível de fazer isso, é apenas a forma que melhor funcionou na dinâmica aqui de casa no período de início da alimentação complementar. E sim, agora que ele já come carne e muitos outros ingredientes, eu também congelo papinhas prontas para servir, em potinhos com duas refeições.

2 comentários:

  1. O que eu fazia era cozinhar uma mega-panela de legumes no domingo, amassava tudo (separado, claro) e colocava em forminhas de gelo (comprei dúzias) e congelava. Depois tirava e guardava em sacolinhas de plástico fechadas no freezer. Na hora das refeições, variava o tipo de papinha dependendo do cubo de legume que tirava do freezer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paolla, eu li em algum lugar essa dica dos cubos de gelo, e é o máximo mesmo. Mas... me programei pra comprar as formas (não tenho NENHUMA!!) e esqueço sempre. O armazenamento nos saquinhos é 1000x mais prático.

      Excluir