Teste Anuncio Buga

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Cake Smash!

Gente, ele fez um ano! Estou impressionada com como tudo passou tão rápido...
Bem, antes mesmo do Vinny nascer eu e o marido já concordávamos num ponto: nada de festinha de um ano. Não faz muito o nosso perfil essas festas cada vez mais megalomaníacas em que o aniversariante mal compreende o que está acontecendo, fica cansado, se irrita com fotógrafos... OK, só estou vendo o lado ruim, tem as memórias e tal... Mas sou assim mesmo, nas poucas em que fui é isso que vejo: consumismo exagerado e exposição excessiva de uma criança que ainda não compreendeu o sentido daquilo tudo.

Então lembrei de um ensaio fotográfico que vi em algum lugar por aí. Coisa de "americanos fúteis e imperialistas" (que meu amigos Julio e Thiaguinho não leiam!!), mas que fica muito legal: o Cake Smash.

Dei uma pesquisada na Internet. Achei muita coisa feita em estúdio (exemplos: HaleyJamesonSohaAbagail) e bem pouca ao ar livre ou ao menos com luz natural (exemplos: MariaMarianaEnzoColton, Layla, Baby BKyler). Claaaro que eu preferiria a luz natural... Já existem alguns ensaios brasileiros no Google, na minha opinião superando em muito os gringos nos quesitos bom gosto e delicadeza. 

Descobri que os americanos tem até docerias que produzem bolos especiais para esse tipo de evento, com muita cobertura da mais melequenta possível. Algumas pessoas fazem com cupcakes, creio que por preguiça de limpar a sujeira. Tem quem deixe o bebê só de fralda, creio que pelo mesmo motivo. Outras colocam um babador na criança. Oi? Prefiro nem comentar.

Eu vi muitas fotos e conversei com um pai fotógrafo da escola. Resovi que ia fazer ao ar livre, SE o clima permitisse. A roupa? Uma em que ele ficasse lindão e não se misturasse nas fotos com a grama ou a cor do bolo.

Mas... Faltava escolher o bolo!!

Os de pasta americana são fotogênicos, mas além de eu detestar por achar que sempre parecem maquetes, o efeito nas fotos seria um lixo. O bolo precisava ter uma cobertura melecosa e ser fácil de destruir. Chocolate eu não queria. O Vinny come o mínimo possível de açúcar (afinal não existe bolacha maizena sem açucar!!) e o xiitismo me impediria de colocar chocolate nem que fosse para essa brincadeira. Comprar um bolo de padaria não dava afinal não dá para saber com precisão a composição deles!

Pensei então em fazer o bolo eu mesma, com uma cobertura mesclada que na verdade é a única bonitinha e sem chocolate que eu saberia fazer sem medo de errar. Se eu tenho medo de não ter tempo de fazer um bolo, imaginem errar tudo e ter que fazer dois!!!

Claro que se eu soubesse previamente que ele não demonstraria qualquer interesse em comer o bolo a história seria outra...

Eis que no meio do meu dilema cai do céu um anúncio num grupo de comércio informal entre mães de que participo no Facebook. O anúncio era da Lyla, da Le Petit Polá , que faz bolos (aqui chamados de tortas) tradicionais e tem uma linha de bolos decorados, literalmente "pintados à mão", lindos...
A Lyla é um amor de pessoa, super atenciosa. Expliquei de imediato o que eu faria com a obra de arte dela. Surpresa: ela também fotografa e me deu várias dicas. Ela sugeriu um bolo de pão de ló branco com recheio de baunilha, 100% caseiro, o mais básico e hipoalergênico possível para um bebê se lambuzar. Explicou que a cobertura ressecaria e perderia o brilho se eu pegasse o bolo na véspera, o que era minha idéia inicial. Foi ela mesma que sugeriu o local para as fotos, o Pontão do Lago Sul, que é perto da casa dela. O "Pontão" é um ponto turístico famoso que não era meu plano original, mas foi um lindo cenário para o ensaio. Eu pegaria o bolo cedo na casa dela e correria pra lá para fazer as fotos. 

Escolhi como o tema o Woody pois decoramos o quarto do Vinny com o tema Toy Story e o Woody aparece na placa de entrada, interruptores, abajour, plafon no teto, adesivos no guarda roupa, porta-retrato com foto do Woody da Disney... Ufa! A Lyla disse que daria pra fazer e eu mandei uma figura que encontrei no Google. O resultado foi esse:



Que artista essa Lyla, gente!!! O bolo ficou no tamanho exato, com cara de bolo feito com carinho, e o Woody perfeitinho! Amamos!!

E tem foto do bolo no blog da Lyla gente!!

A grande graça é que a interação entre a criança e o bolo é sempre uma surpresa.

Tenho por regra não postar fotos do meu filho por inteiro aqui (não entendeu? Clique aqui e depois aqui), então vocês terão de se contentar somente com uns pedacinhos de umas fotos, ok?


Ele demorou pra entender que aquele bolo era dele e poderia fazer o que bem entendesse e no começo preferiu descobrir o ambiente engatinhando para todos os lados (e o pai atrás mudando o bolo de lugar). Mas logo parou pra ver de que se tratava e foi uma meleca geral. No final ainda foi me dar um abracinho todo melado, uma delícia.


Limpamos tudo antes de ir embora, tiramos o excesso de bolo dele no banheiro infantil, trocamos a roupa dele e voltamos para casa.

As fotos ficaram lindas, o cenário e o clima ajudaram muito. Teremos um belo álbum para recordar o primeiro aniversário em família!

6 comentários:

  1. Parabéns pro Vinicius, Ju! Muita saúde pro seu pequeno.
    Impressionante como cada vez q leio um post seu, eu descubro mais uma opinião em comum rssrs
    Ah! A propósito, dei a chupeta pro Antônio. Chorei, me senti culpada, me senti enganando ele, mas... Relaxei. Ele fica calmo realmente. Mas quando tem cólica, não há chupeta que resolva!
    Bio, Rebeca.

    ResponderExcluir
  2. Querida, Juliana. Muitíssimo pelos elogios tão sinceros.
    Fiz o bolo com o maior carinho. É algo que gosto de fazer, me dá prazer.
    E um feedback desses é muito gratificante.
    Você é uma pessoa muito verdadeira e isso a gente nota em poucos segundos de convivência.
    Espero fazer muitos outros bolos pro seu príncipe!
    Muita saúde e toda a felicidade para você e Vinicius.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei louca pra ver as fotos desse príncipe!!! Saudades amiga

    ResponderExcluir
  4. Fiquei louca pra ver as fotos desse príncipe!!! Saudades amiga

    ResponderExcluir
  5. Desculpa me intrometer no seu blog, mas vi boas referencias do espaco multi integral e estou avaliando a passibilidade de deixar minha filha lá. Faço parte de um grupo de maes da regiao e hoje, um mar relatou maus tratos a uma crianca! Como encontrei seu blog pelo google e achei seus posts pertinentes, gostaria de uma opiniao sua e saber se vc tomou conhecimento do fat.
    Obrigada e desculpe a invasão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana...
      Olha, já pensei muito nesse assunto e o que tenho para te dizer hoje é: não existe escolinha perfeita. Nenhuma amiga minha tem filhos no EMI, e sei de experiências em outros berçários de AC, e em todos sempre haverá uma mãe insatisfeita. Eu já tive alguns probleminhas pontuais sim, que acho que teria em qualquer escola, todos resolvidos com diálogo.
      Não sei exatamente o caso que você citou. Já fui membro de alguns desses grupos de mães do FB e confesso que saí por conta de alguns absurdos e um deles foi uma mãe dizendo horrores de uma escola (uma das que eu visitei e não gostei, confesso) por um motivo extremamente idiota, coisa que só não aconteceu em casa porque a criança estava na escola.
      Já fui abordada por mães do EMI revoltadas, uma delas dizendo que o filho passava fome inclusive. Não concordo e só vou dizer uma coisa: o menino continua matriculado lá até hoje.
      Nunca vou entrar na Internet e falar mal da escola do meu filho sem antes entrar com um processo contra ela, seja ela qual for. Repito, nenhuma é perfeita e o EMI tem vantagens que EU, JULIANA, construtivista e boicotadora do Patati Patatá gosto muito. Mas já fui questionada até sobre os riscos da convivência entre crianças e coelhos.
      Meu e-mail é meu sobrenome @gmail e se quiser me disponho a te dar meu telefone e conversarmos mais sobre o assunto. Sei o quanto é difícil essa escolha...
      JULIANA

      Excluir