Chegou o dia de experimentar feijão.
Eu estava com medo pois o Vinny tinha tido muitas cólicas nos primeiros 3 meses e eu, embora goste, não me dou muito bem com feijão. Meu medo era tanto que estava sem comer feijão desde antes de ele nascer.
O problema é que na escolinha o feijão costuma aparecer no cardápio mais de uma vez por semana. Eu pedi que as papinhas do Vinny fossem feitas sem o ingrediente, e eles acataram sem problemas. Mas achei melhor adiantar o "teste" para acabar logo com essa restrição.
Então no final de semana testei a aceitação (e a digestão!) com essa papinha de feijão branco.
Na sexta dei apenas uma colher de sopa bem cheia misturada à papa de canja de galinha. Como não tivemos nenhum problema, ele fez uma refeição completa com essa papa no sábado e no domingo.
Na segunda, avisei a escola que o feijão estava liberado. Que bom!
INGREDIENTES:
Cebola (1/2 unidade média)
Azeite
Feijão branco (uma mão cheia)
Músculo (um punhado que cabe numa mão)
Arroz (uma mão cheia)
Cenoura (uma unidade média)
Espinafre
Salsa desidratada
Tomilho
Sal
Deixei o feijão de molho de um dia para o outro, trocando a água algumas vezes.
Cozinhei o feijão e a carne na pressão por 25 minutos.
Reservei a água do cozimento, retirando as gotas maiores de gordura. Desfiei a carne meio grosseiramente porque ela já estava quase desmanchando.
Refoguei a cebola no azeite, acrescentei a cenoura e a carne e deixei dourar.
Dei uma refogadinha, então coloquei o feijão e a água da carne. Deixei cozinhando, sempre mexendo. O espinafre deixei para adicionar no final.
O resultado foi uma mistura cremosa, o feijão praticamente desmanchou, mas a cenoura, o arroz e o espinafre ainda estavam grandes demais:
Então passei no mini-processador. O resultado final foi esse da foto abaixo, que ficou boa pois dá para ter uma noção da consistência e de que, usando corretamente, ainda sobram partículas, tanto do arroz, quando do espinafre e da cenoura.
Vinicius não tem nenhum problema com os salgados e adorou essa também!