Teste Anuncio Buga

domingo, 19 de agosto de 2012

Explicando a confusão das novas vacinas.

Mais uma campanha de vacinação teve início ontem (sábado, 18 de agosto de 2012). 




Dessa vez, na minha opinião, a campanha não passou de uma propaganda mal feita do Ministério da Saúde (MS) para (confundir o povo) divulgar as mudanças no calendário vacinal. 
Por quê? 
Porque a última campanha de vacinação foi no mês passado, gente!!! Foi uma campanha com vacina Sabin (a do "Zé Gotinha") E atualização de atrasadas, como sempre. Sendo assim, está quase todo mundo com a vacinação em dia.

Então começou a confusão... O MS divulgou na imprensa que foram introduzidas "DUAS NOVAS VACINAS". O que o povo pensa? Com toda razão, que agora o governo está imunizando as crianças contra DUAS NOVAS DOENÇAS. Como quando introduziram no calendário as vacinas antipneumocócica e antimeningocócica, que só eram disponíveis na rede particular até o começo de 2010. Então saiu todo mundo correndo para postos de vacinação crente que o filho ganhará do governo imunidade contra MAIS doenças. Então vejo mães frustradas, pois levaram os filhos para a campanha e os coitados (ou não!) saíram sem receber nenhuma das tão faladas "novas vacinas".

Mas onde está o erro?

O MS não INTRODUZIU duas novas vacinas no calendário. Ele SUBSTITUIU duas vacinas. As doenças contra as quais se garante a imunidade pelo calendário básico não mudaram, deu para entender? 

As tais "novas vacinas" são a VIP (Salk) e a "Pentavalente". Vamos por partes... 

A) VIP x VOP
O MS, numa atitude meio corajosa, definiu que substituiria a VOP (Sabin - gotas) pela VIP (Salk - injetável) nas doses de 2 e 4 meses. 
Mas por que meio corajosa
1) Porque a VOP tem tecnologia brasileira, tanto é que o Brasil é um dos poucos que ainda a utiliza, e a substituição por tecnologia estrangeira (VIP) sempre gera polêmica. 
2) Porque introduzindo a VIP, as crianças receberiam DUAS "PICADAS" A MAIS, o que gera certa histeria nas mães que só pensam no dano imediato e não nas vantagens da substituição.
3) O "meio" refere-se a: Por que, meu querido ministro, o senhor não trocou também a dos 6 meses?! Santa confusão!!! Se é pra dar a cara a tapa, dê logo de uma vez!

Conversei com um pai que estava bravo com a "picadinha" a mais, como se o MS tivesse feito a troca por puro sadismo. Acredite: seu filho foi beneficiado com isso.

B) TETRA x PENTA
Tetravalente é uma vacina que protege contra 4 doenças. Pentavalente contra 5. E graças à seleção brasileira de futebol todo brasileiro sabe a sequência. Os cães começaram muito tempo antes de nós a receber essas vacinas múltiplas...

Então, pelo visto o MS ficou (com muito medo) preocupado com a histeria gerada pelas duas novas "picadinhas". O que eles fizeram? 
Falando de forma simplificada, é óbvio, pegaram duas doses de Hepatite B, que eram dadas em injeções separadas aos 1 e 6 meses de idade, e "misturaram" na TETRAvalente antiga, fazendo-a virar... tcharam... PENTAvalente. Só isso. 

Era assim: 
TETRA: Tétano, Difteria, Coqueluche e Haemophilus

Ficou assim:
PENTA: Tétano, Difteria, Coqueluche, Haemophilus e Hepatite B.

A conta que eles fizeram: 
2 picadas a mais pela VIP + 2 picadas a menos pela Hepatite B = total de ZERO picadas a mais e mães felizes.

Se eu levei o Vinny?! Não levei, de novo (leia aqui), simplesmente porque ele não receberia vacina nenhuma, assim como UM MONTE de crianças que eles fizeram aparecer por lá. Pra que isso, gente?

Para ilustrar, o novo calendário vacinal do SUS ficou assim:

Idade
Vacinas
Doses
Ao nascer
BCG-ID
Dose única
Hepatite B
1ª dose
2 meses
Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B)
1ª dose
VIP (Salk)
VORH (rotavírus)
Antipneumocócica 10 valente conjugada 
3 meses
Antimeningocócica C conjugada
1ª dose
4 meses
Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B)
2ª dose
VIP (Salk)
VORH (rotavírus)
Antipneumocócica 10 valente conjugada
5 meses
Antimeningocócica C conjugada 
1ª dose
6 meses
Pentavalente (DTP + Hib + Hepatite B)
3ª dose
VOP (Sabin)
Antipneumocócica 10 valente conjugada
9 meses
Febre amarela
1a dose (reforço 10/10 anos)
12 meses
SRC (tríplice viral, MMR) 
1ª dose
Antipneumocócica 10 valente conjugada
Reforço
15 meses
DTP (tríplice bacteriana) 
1º reforço
VOP (Sabin) 
Reforço
Antimeningocócica C conjugada 
Reforço
4 anos
DTP (tríplice bacteriana) 
2º reforço
SRC (tríplice viral, MMR) 
2ª dose
10 anos
Febre amarela 
2a dose (reforço 10/10 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário